A Secretaria Municipal de Saúde de Araras registrou 22 novos casos de hepatites virais no primeiro quadrimestre de 2019. Desse total, três casos são de Hepatite B e 19 de Hepatite C.
As doenças são silenciosas e causadas por vírus. Sua transmissão pode ocorrer por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates, aparelhos de barbear), pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercings ou realização de tatuagens, bem como cirurgias. Além disso, sexo desprotegido também pode transmitir a doença.
Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. E o pior, correm o risco das doenças evoluírem e se tornarem crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.
Com o objetivo de informar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e do tratamento das hepatites virais, a Prefeitura de Araras irá reforçar as ações de conscientização a respeito da doença. durante o mês de julho, instituído pela Organização Mundial da Saúde como Julho Amarelo,
Onde fazer o teste de hepatites B e C