De olho nas eleições municipais de 2020 e com o objetivo de reduzir os impactos da disseminação de fake news durante o pleito, o Tribunal Superior Eleitoral prepara para o próximo 17 de maio (sexta-feira) o Seminário Internacional Fake News e Eleições.
O objetivo do evento é "compartilhar experiências, acolher sugestões, enriquecer o conhecimento geral sobre viáveis medidas de enfrentamento às notícias falsas, bem como reputar a este Seminário a condição de fonte de estudos e propostas a serem encaminhadas à Justiça Eleitoral e ao Congresso Nacional".
Um dos palestrantes na mesa de abertura do evento será o professor da Presença Online Marcelo Vitorino, com a mediação do ex-ministro Raul Jungmann.
Sobre o tema, Vitorino ganhou destaque envolvendo-se na defesa articulação de iniciativas de combate à fake news na reforma eleitoral de 2017.
Durante o seminário sobre Fake News, realizado pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, defendeu discussão sobre definição do que é fake news, o aspecto da territorialidade e da competência para julgamento de crimes cometidos em ambientes virtuais, assim como, a atualização dos códigos Civil e Penal, com a tipificação e também a inclusão de agravantes nestes casos.
17 de maio (sexta-feira)
Painel 1: LEI ELEITORAL E OS LIMITES DA PROPAGANDA
Integrante 1 - Dr. Henrique Neves, Presidente do IBRADE
Integrante 2 - Dr. Diogo Rais, Coordenador do Grupo MackEleições e Professor de Direito Eleitoral da FGVLaw e do Mackenzie
Integrante 3 - Dr. Walter Capanema, Coordenador do Curso de Extensão em Direito Eletrônico da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro / Smart3
Integrante 4 - Marcelo Vitorino, Consultor de Marketing Digital
Mediador - ex-ministro Raul Jungmann
Conheça a programação completa do Seminário Internacional Fake News e Eleições
As inscrições devem ser realizadas diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral pelo link abaixo.
As vagas são limitadas.
http://www.tse.jus.br/hotsites/seminario-internacional-fake-news-eleicoes/
O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.