28/06/2019 às 01h08min - Atualizada em 28/06/2019 às 01h08min
SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA
A vacina é direcionada a crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos. Pessoas com 60 anos ou mais precisam de autorização médica para receber a imunização.
- Da redação
SECOM / PMA
Prefeitura de Altonia/PR A Secretaria Municipal da Saúde de Araras vai intensificar a vacinação contra a febre amarela neste sábado (29), no Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros), das 8h às 17h.
A vacina é direcionada a crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos. Pessoas com 60 anos ou mais precisam de autorização médica para receber a imunização.
Durante a semana, as doses, que fazem parte do calendário do Ministério da Saúde, estão disponíveis nos seis postos de saúde que contam com salas de vacinação: PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos) e é encontrada em duas formas. A febre amarela urbana ocorre em regiões urbanas e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. Já a febre amarela silvestre aparece em regiões de matas e ambientes silvestres e é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e maio deste ano, 82 casos de febre amarela foram confirmados no país, com 18 óbitos. Além disso, em maio, havia outros 367 casos em investigação. Do total de casos, 68 foram registrados em São Paulo, 13 no Paraná e um em Santa Catarina.
A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é por meio da vacinação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a vacina é constituída de vírus atenuado, ou seja, um vírus enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis, mas que estimula o organismo a produzir a própria proteção contra o vírus.