25/07/2023 às 17h10min - Atualizada em 25/07/2023 às 17h10min
Parceria entre Secretaria da Cultura de Araras e Instituto Neoenergia oferece 80 vagas gratuitas para curso de marcenaria
Programa Oficinas Culturais e Artísticas tem inscrições até 22 de agosto
Instituto Neoenergia
Pixabay O Instituto Neoenergia, em parceria com a Secretaria de Cultura de Araras, está com inscrições abertas até 22 de agosto para o Oficinas Culturais e Artísticas (OCA). O programa de capacitação em economia criativa oferecerá 80 vagas gratuitas para o curso de marcenaria destinado a jovens maiores de 16 anos residentes do município.
O curso terá duração de oito meses e busca proporcionar aprendizado para atuação na economia criativa, fomentando novos negócios, marcas sociais e, principalmente, emprego e renda local.
As aulas serão ministradas CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados “José Olavo Paganotti" - Av. Lourenço Batistela, 325 - Jardim José Ometto I) e as inscrições podem ser realizadas pelo site do
Instituto Neoenergia. "A Escola de Artes e Ofícios tem sido um exemplo de parceria bem-sucedida com algumas instituições na cidade e sempre estamos abertos a novas propostas. A escolha de Araras pelo Instituto Neoenergia agrega imenso valor a esta política pública. Com a oferta de 80 vagas gratuitas para o curso de marcenaria, que incluirá módulos de design de móveis, técnicas de escultura e lutheria (construção e manutenção de instrumentos musicais) damos mais um importante passo na formação cultural, promoção da economia criativa e geração de oportunidades para os jovens de nossa cidade”, diz Fredo Júnior, Secretário da Cultura de Araras.
A diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, ressalta a importância de descobrir novos talentos: “Queremos descobrir novos talentos e incentivar a capacitação da juventude na economia criativa, um dos mais importantes para o Produto Interno Bruto. Oferecer essa formação, com o apoio de especialistas na área, é fundamental para ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais dessas pessoas, assim como incentivar o empreendedorismo no âmbito do design de produto na comunidade local”, afirma.
O Oficinas Culturais e Artísticas é realizado através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o ProAC (Lei 12.268/06), e também oferecerá cursos em outras três cidades paulistas: Ilha Solteira (Design de produto), Atibaia (Design de moda) e Mongaguá (Design de moda). A iniciativa conta com o apoio das prefeituras dos municípios contemplados e visa capacitar jovens de baixa renda, buscando atrelar os conhecimentos da economia criativa ao desenvolvimento humano, social e cultural.