04/06/2019 às 21h51min - Atualizada em 05/08/2019 às 12h39min

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR DA UNICAMP SEGUEM ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO

Aulas irão acontecer nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Crescimento do mercado de energia fotovoltaica só não é maior no Brasil pela escassez de mão de obra especializada.

- Da redação
Unicamp
Unicamp
A Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Campus Limeira/SP, através de sua Escola de Extensão está com inscrições abertas para quem deseja adquirir conhecimento ou capacitar-se para o mercado de geração de energia solar fotovoltaica.
 
Em 2018 este mercado superou a marca de 400% de crescimento no Brasil, graças à queda dos preços para aquisição de painéis solares e equipamentos.
 
Outro fator importante para a expansão foi a regulamentação deste mercado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) através da RN 482/12 em que estabeleceu as regras para o sistema de "compensação de energia" (créditos de energia ou lei de incentivo a energia solar). Esta resolução permite ao consumidor fazer a "troca" de energia com a rede elétrica.

Neste ano, a tendência é que a marca de 2018 seja superada em  razão do custo de aquisição de equipamentos para produção de energia fotovoltaica diminuir, e na contramão, a energia elétrica ficar mais cara para o consumidor.
 
“É um mercado em expansão, que necessita urgentemente de profissionais qualificados para atender a demanda”, explica o professor doutorando em Engenharia Elétrica e Mestre em Tecnologia pela Unicamp, Luiz Ariovaldo Fabri Júnior. Segundo ele, o perfil do profissional deste mercado necessita que tenha competências específicas. “É imprescindível que tenha conhecimento teórico e prático de uma correta e segura instalação do sistema fotovoltaico. Além disso, precisa compreender como um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica funciona, sem sua modalidade Grid Tie ou off-grid, e saber dimensionar um sistema para determinadas demandas ou demandas específicas”, comentou Fabri.
 
Este perfil profissional também deve ser preenchido com o conhecimento das Normas Regulamentadoras (NR10 e NR 12), do processo burocrático da distribuidora para solicitação de instalação de um ponto de geração de produção de energia fotovoltaico, bem como de toda a documentação técnica necessária para a distribuidora de energia elétrica de sua região, além da correta instalação de configuração de uma micro ou mini geração de energia fotovoltaica.
 
As incrições para o curso de Projeto e Implantação de Energia Solar Fotovoltaica da Unicamp seguem até o dia 11 de agosto. As aulas irão acontecer nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Campus da Unicamp em Limeira. O curso tem :27 horas, sendo 17 teóricas e 10 práticas.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas diretamente no site da Secretaria de Extensão da Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%84g%CD%C2%5E%E0%DF%97&of=%F7%12%AB
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.