04/06/2019 às 13h52min - Atualizada em 04/06/2019 às 13h52min

EPIDEMIA DE DENGUE EM ARARAS: 410 CASOS CONFIRMADOS

Prefeitura evitou utilizar o termo, mas número de casos configura agravamento da doença na cidade. Epidemia é declarada quando o número de casos positivos alcança a marca de 300 para cada 100 mil habitantes.

- Da redação
SECOM / PMA
Brasil de Fato
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 410 casos de dengue em Araras. Desse total, segundo balanço divulgado segunda-feira (3) pelo setor de Endemias, 385 são autóctones (contraídos no município) e 25 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 82 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 235 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

A região com maior número de casos é a leste II, que engloba os bairros Distrito Industrial 4, Jardim Morumbi, Parque Dom Pedro, Parque Tiradentes e Portal do Sol, com 101 casos. Em segundo lugar está a região norte, com 64 casos, abrangendo os bairros Alto da Colina, Jardim Alvorada, Jardim Itapuã, Jardim Piratininga, Jardim São João, Jardim São Pedro, Milton Severino, Parque das Árvores, Pedras Preciosas e Samantha II.

A cidade declarou estado de emergência depois de atingir 199 casos autóctones. Desde então, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade, com visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

A Secretaria de Saúde evitou utilizar a expressão “epidemia”. Contudo, a cidade está vivenciando mais um momento crítico no combate ao mosquito. A epidemia é declarada quando o número de casos positivos alcança a marca de 300 para cada 100 mil habitantes. O índice técnico aplicado para apuração da doença nos municípios é 0,003 multiplicado pelo número de habitantes.

De acordo com o levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018, a população em Araras foi calculada em 132.943. Desta forma, a “conta” a ser feita e compreendida é a multiplicação do número de habitantes (132.943) pelo índice (0,003). O resultado será 398. Isso significa que ao atingir este número, o município já estaria em situação epidêmica.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.
Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências
- Tampe os tonéis e caixas d’água
 - Mantenha as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Mantenha lixeiras bem tampadas
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.