24/05/2019 às 17h41min - Atualizada em 24/05/2019 às 17h41min

ARARAS TEM 289 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

Cidade declarou estado de emergência depois de atingir 199 casos autóctones

- Da redação
SECOM / PMA
Nesta sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Araras confirmou 289 casos de dengue na cidade. Desse total, segundo balanço do setor de Endemias, 269 são autóctones (contraídos no município) e 20 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 174 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 173 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.
 
O município declarou estado de emergência depois de atingir 199 casos autóctones - o cálculo depende do número de habitantes do município. Desde então, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, estão sendo intensificadas em toda cidade, com visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.
 
Notificação
Em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa a casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.
 
O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas.
 
Tratamento da Dengue
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.
 
 Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.
 
A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.
 
Sintomas de dengue clássica
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:
 
-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
-Forte dor de cabeça
-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles
-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras
-Extremo cansaço
-Moleza e dor no corpo
-Muitas dores nos ossos e articulações
-Náuseas e vômitos
-Tontura
-Perda de apetite e paladar
 
Dicas de prevenção e combate à dengue em residências
- Tampe os tonéis e caixas d’água
 - Mantenha as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Mantenha lixeiras bem tampadas
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Quantas doses da vacina contra a covid-19 (coronavírus) você tomou?

0%
44.4%
55.6%
0%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.