15/07/2022 às 18h26min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h20min

O-RAN ALLIANCE anuncia 52 novas especificações, na 6.ª versão de software aberto para RAN “F”, e os primeiros certificados de O-RAN

52 especificações de O-RAN publicadas desde março de 2022 6.ª versão de software aberto para RAN – “F” – desenvolvida pela comunidade de software de O-RAN Os primeiros certificados concedidos no Programa de certificação e emissão de crachás de O-RAN por OTICs asiáticos

DINO


O-RAN ALLIANCE:

52 especificações de O-RAN publicadas desde março de 2022

A O-RAN ALLIANCE publicou um novo conjunto de 52 especificações técnicas de para RAN abertas e inteligentes, como o primeiro lote das especificações da versão 003 de O-RAN. Entre eles, há 12 novos títulos, incluindo casos de uso para Massive MIMO e interface R1, teste de interface E2, interface O2dms, Camada de abstração de aceleração, hardware de macrocélula externa e especificação de segurança de 3 partes diferentes da arquitetura O-RAN.

“A O-RAN ALLIANCE sempre levou a segurança muito a sério. Recentemente, convertemos o Grupo de foco em segurança no 11.º Grupo de trabalho técnico de O-RAN, para permitir esforços de especificação com esforços ainda mais intensivos em segurança”, disse Andre Fuetsch, presidente da O-RAN ALLIANCE e diretor de tecnologia da AT&T. “Especialistas em segurança do ecossistema de O-RAN têm aplicado análises sistemáticas de ameaças em diferentes componentes da arquitetura O-RAN. A segurança está se tornando parte integrante da interface individual ou especificações de função e há uma especificação de teste de segurança para verificação adequada. Uma abordagem sistemática e transparente da segurança pelo amplo ecossistema de O-RAN segue as melhores práticas observadas em outras partes da rede para garantir as melhores soluções e mais seguras possíveis.”

Outros 40 documentos técnicos foram atualizados com extensões e novos recursos.

Para saber mais sobre as especificações novas e atualizadas, leia o nosso anúncio via web. Para acessar as especificações de O-RAN, acesse o nosso site.

6.ª versão de software aberto para RAN – “F” – desenvolvida pela comunidade de software de O-RAN

Em junho de 2022, seguindo o ciclo de versões semestrais, a comunidade de software de O-RAN (O-RAN Software Community, OSC) publicou a 6.ª versão de software aberto, denominada “F”. A versão F continua a melhorar o suporte a casos de uso de Orientação de tráfego e divisão de rede, bem como o alinhamento com as especificações de O-RAN mais recentes.

Os principais recursos da versão F incluem:

  • Para O-Cloud, a plataforma OSC O-CLOUD implementou O2 DMS e IMS, além de suporte a três tipos de grupos de recursos (SIMPLEX, DUPLEX e DUPLEX+) de acordo com a especificação O-RAN O-CLOUD
  • Para o Intelligence, a versão F passou a oferecer:
    • Implementação das funções A1-Policy & A1-EI de acordo com as especificações O-RAN
    • Suporte inicialàinterface R1, como exposição de gerenciamento de dados
    • Atualização do Near-RT RIC para dar suporteàespecificação E2AP v2.0
    • Estrutura xApp para Python com suporte da interface baseada em REST para assinaturas E2
  • Para o protocolo de rádio, novos recursos incluem handover Intra-CU, Idle Mode Paging e estrutura HARQ em uma nova versão
  • O Service Management and Orchestration (SMO) adicionou seu aprimoramento de gerenciamento, com suporte a Mensagens Definidas Padrão (StdDefine) sobre a interface O1/VES, enquanto desenvolve a estrutura para Network Slicing e suporte para a interface O2
  • Ferramentas e funções para fornecer a visualização de topologia de implantação de O-RAN para implantação de rApp e CNF

“Parabénsàequipe por seus avanços contínuos e no ritmo do ciclo de 2 lançamentos por ano desde o início em 2019”, disse Chih-Lin I, copresidente do Comitê de Direção Técnica de O-RAN e cientista-chefe da China Mobile. "Um dos principais destaques da versão F é a implementação do O-CLOUD com vários recursos, que se torna o trampolim para a implantação do xNF do Service Management and Orchestration (SMO) para a versão G."

“A Ericsson continua se engajando ativamente na O-RAN ALLIANCE e na comunidade de software de O-RAN”, disse Per Beming, vice-presidente de iniciativas padrão e industriais da Ericsson. “Reconhecemos o potencial de um ecossistema de rApps de vários fornecedores que apoiam os prestadores de serviços na implantação, evolução, otimização e recuperação automática de RAN”, afirmou. “Imaginamos um mundo em que rApps simples de vários fornecedores são usados para criar casos de uso complexos e reconhecemos a importância da interface R1 para viabilizar essa visão. Como principal colaborador do projeto Non-Realtime RIC na versão OSC F, a Ericsson se concentrou nos desafios envolvidos na exposição de serviços na interface R1, além de elaborar uma abordagem para o gerenciamento do ciclo de vida do rApp.”

Para obter uma visão aprofundada da versão F e obter o software aberto, acesse o site da comunidade de software O-RAN.

Os primeiros certificados concedidos no Programa de certificação e emissão de crachás de O-RAN por OTICs asiáticos

Os dois primeiros certificados O-RAN foram concedidos, validando a criação do Programa de certificação e emissão de crachás de O-RAN.

A O-RAN ALLIANCE anunciou seu Programa de certificação e emissão de crachás O-RAN em junho de 2022, em cooperação com os Centros de Teste e Integração Abertos (Open Test and Integration Centers, OTIC). O Programa de certificação e emissão de crachás de O-RAN é um mecanismo abrangente que garante a confiabilidade das soluções O-RAN no setor.

Os certificados O-RAN afirmam que um equipamento ou função está em conformidade com as especificações O-RAN, enquanto os crachás O-RAN confirmam a interoperabilidade ou a funcionalidade de ponta a ponta de uma solução O-RAN.

A O-RAN ALLIANCE mantém um catálogo de certificados e crachás de O-RAN em seu site.

O Centros de Teste e Integração Abertos (OTIC) da região da Ásia Pacífico na China PRC emitiu a Certificação de conformidade com O-RAN no final de junho de 2022. A certificação foi concedida a um O-RU que atende completamente às especificações técnicas de O-RAN WG4 Open Fronthaul (OFH), incluindo o plano de controle, usuários e sincronização (CUS-Plane) e o plano de gerenciamento (M-Plane). O processo teve duas fases, nomeadamente os pré-testes e a verificação oficial, com todos os 31 casos de teste verificados e aprovados.

Outro teste de certificação O-RAN RU ocorreu no Auray OTIC and Security Lab. Durante o O-RAN Global PlugFest Spring 2022, O OTIC concluiu a certificação de conformidade COM OFH com a realização dos testes necessários conforme o processo e procedimento especificados pela O-RAN ALLIANCE. O Auray OTIC and Security Lab também obteve a aprovação TAF ISO/IEC 17025 para especificações de teste de O-RAN e cumpre a norma ISO/IEC 17065 para adicionar procedimento de visualizador independente de pares.

As duas RUs premiadas estão prontas para implantação comercial para camada 1 e outras operadoras.

Mediante aprovação da O-RAN ALLIANCE, cada OTIC oferece ambiente de trabalho colaborativo, aberto e imparcial para garantir consistência e qualidade de testes de produtos e soluções de O-RAN.

Todos os OTICs aprovados estão perfeitamente prontos para oferecer suporte ao Programa de certificação e emissão de crachás de O-RAN. As empresas que desejam solicitar o Certificado ou crachá de O-RAN podem entrar em contato com qualquer OTIC, de acordo com sua especialização ou região. Acesse nosso site para ver todos os OTICs disponíveis.

Sobre a O-RAN ALLIANCE:

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial formada por mais de 340 operadoras de rede móvel, fornecedores e instituições de pesquisa e acadêmicas que atuam no setor de redes de acesso por rádio (Radio Access Networks, RAN). Como as RAN são parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor visando a redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões de especificações de O-RAN possibilitam um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com maior rapidez na inovação para melhorar a experiência do usuário. As redes móveis com base em O-RAN melhoram, ao mesmo tempo, a eficiência das implementações de RAN e as operações das operadoras móveis. Para atingir esse objetivo, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para RAN e apoia seus membros na integração e realização de testes em suas implementações.

Para mais informações, acesse www.o-ran.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Para mais informações, contate:

Contato de relações públicas da O-RAN ALLIANCE

Zbynek Dalecky

pr@o-ran.org

O-RAN ALLIANCE e.V.

Buschkauler Weg 27

53347 Alfter/Alemanha


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.