20/05/2019 às 18h55min - Atualizada em 21/05/2019 às 00h03min

APESAR DO DESEMPREGO, EMPRESAS DE TECNOLOGIA ESTÃO CONTRATANDO

Ideia é melhorar qualificação dos profissionais desse mercado que possui vagas sobrando

DINO
https://itltech.com.br/


Com a taxa de desemprego acima dos 12%, segundo o IBGE, muita gente acredita que em todos os setores da economia existe um grande déficit de vagas. Para um em específico isso não é exatamente verdade, porém. A área de tecnologia navega na contramão da crise e possui atualmente pelo menos cinco mil postos de trabalho somente em startups, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Segundo a entidade, as vagas não estão sendo preenchidas porque os cursos estão com grades desatualizadas e fora de sintonia com as exigências do mercado atualmente. Além disso, outra questão levantada é a falta de atualização, com cursos, por exemplo, dos profissionais formados há algum tempo. Segundo a Abstartups, o número de vagas para o setor de tecnologia pode chegar a 70 mil até 2024. A preocupação, contudo, é se os cargos serão plenamente preenchidos.

A empresária Sylvia Bellio, CEO e fundadora da it.line, empresa eleita quatro vezes consecutivas a maior revendedora da Dell no Brasil, pontua que além da defasagem no currículo, existe ainda no Brasil uma dificuldade em aliar o conhecimento teórico à prática nos espaços universitários.

Como exemplo, ela cita que nos Estados Unidos os programas de "internship", como se fossem os estágios aqui no país, são muito comuns. O país da América do Norte tem ainda os estágios de verão, que são realizados durante as férias e servem para complementar o conhecimento aprendido em sala de aula.

"Você não consegue só com a faculdade complementar um conhecimento novo, isso para todas as áreas. E quando se fala de TI, que se atualiza muito mais rapidamente, requer mais atenção. Existem várias vertentes que podem ser estudadas e se você não se atualizar na prática com as novidades dos fabricantes e desenvolvedores, você acaba não tendo o conhecimento necessário para trabalhar", comenta.

"Em 2016 perdemos alguns profissionais que estavam prontos para o mercado, então, começamos um momento diferente dentro da empresa. Nós fizemos algumas contratações de profissionais de diversas áreas e estamos preparando a empresa para 2019", complementa Sylvia.


Importância do estágio

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) reitera que o estágio é fundamental para formar um profissional na integra. De acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2017 somente 8,9% dos universitários estavam estagiando. Ou seja, dentre os 8,2 milhões de estudantes do Ensino Superior somente 740 mil estavam em programas de estágio.

Sylvia comenta que a it.line entendeu essa defasagem do mercado e decidiu abrir um processo próprio de treinamento. Para complementar a formação de quem estava cursando uma faculdade em alguma das dezenas de áreas de tecnologia, a empresa iniciou no ano passado um programa de estágio e treinamento. A ideia é buscar e lapidar novos talentos para contribuir com o crescimento da empresa e da indústria de tecnologia.

"Em setembro do ano passado nós contratamos a primeira equipe, com quatro estagiários, sendo dois meninos e duas meninas. Eles foram preparados com um conhecimento técnico, comercial e geral da empresa, para que eles pudessem atuar na área de vendas. Percebemos que esse tipo de trabalho é fundamental e faz a diferença na vida dos jovens profissionais", explica.

O programa de estágio teve sequência e neste ano já houve mais quatro contratados depois da primeira fase de seleção. Além da parte de vendas, estão sendo procuradas pessoas para atuarem na área de especialização, como arquitetura de programas, instalação e implementação de softwares.

Sylvia, que é uma das mentoras do programa, explica que toda o processo é realizado junto com os times de especialistas, marketing e vendas da it.line. A ação acabou virando uma parceria entre a it.line e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) na busca de novos talentos.

"Buscamos novos talentos para que eles possam entender que a tecnologia é sim um ramo e uma área onde você pode ter não só um bom emprego, mas fazer um bom trabalho e ser reconhecido. Porque não conseguimos mais pensar no mundo atual, num futuro próximo ou distante, em que a tecnologia não esteja envolvida", salienta.


Investimento contínuo em qualificação

No mercado de TI, como em outros, além de preparar os jovens também é preciso se manter atualizado ao longo da vida profissional. De acordo com dados da 54º Pesquisa Salarial, realizada por uma empresa de classificados de empregos do Brasil, quem se mantém atualizado, seja com pós-graduações ou cursos livres, chega a ganhar 118% a mais.

No mercado de tecnologia isso é mais válido ainda porque as ferramentas estão em constante evolução. Por causa disso, para profissionais de ponta a exigência é alta em relação a atualização teórica e conceitual.

Sylvia explica que na empresa onde é gestora, há mais de dois anos eles aplicam workshops com frequência. Ela pontua que todo o quadro de funcionários passa, durante um período, por cursos dentro da própria empresa onde todos são ensinados sobre questões próprias da área de atuação e ainda outras lições como noções de administração e mindset positivo, por exemplo.

Com essa expertise em treinar os próprios funcionários, a empresária pontua que a it.line deve sair para o mercado e lançar cursos próprios de extensão. Chamado de "it.line Educatio"n, o curso terá convênios com universidades do ABC, incluindo a USCS, que já possui uma parceria com a empresa.

"Um bom profissional está sempre em desenvolvimento. Ele não pode parar. Como ainda estamos em um período pós-crise, para se destacar nesse cenário tão complicado é preciso se especializar e buscar crescer profissionalmente cada vez mais", finaliza.



Website: https://itltech.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.