09/09/2021 às 23h24min - Atualizada em 10/09/2021 às 00h20min

AD Ports Group e CMA CGM Group anunciam acordo para investir AED 570 milhões em novo terminal no Porto de Khalifa

Sob um acordo de concessão de 35 anos, o terminal de última geração será inaugurado em 2024 com uma capacidade inicial de 1,8 milhão de unidades equivalentes a 20 pés (Twenty foot Equivalent Units, TEUs) O Porto de Khalifa se torna um centro regional para três das quatro maiores transportadoras do mundo

DINO


O AD Ports Group, o melhor facilitador de logística, indústria e comércio da região e o CMA CGM Group, sediado na França, um líder mundial em transporte e logística, anunciaram a assinatura de um acordo de concessão de 35 anos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210909006233/pt/

H.H. Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Member of Abu Dhabi Executive Council and Chairman of Abu Dhabi Executive Office, meets with officials from AD Ports Group and CMA CGM Group to witness the signing of a concession agreement between them. (Photo: AETOSWire)

H.H. Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Member of Abu Dhabi Executive Council and Chairman of Abu Dhabi Executive Office, meets with officials from AD Ports Group and CMA CGM Group to witness the signing of a concession agreement between them. (Photo: AETOSWire)

H.H. Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Member of Abu Dhabi Executive Council and Chairman of Abu Dhabi Executive Office, meets with officials from AD Ports Group and CMA CGM Group to witness the signing of a concession agreement between them. (Photo: AETOSWire)

Sob os termos do acordo, um novo terminal será construído no Porto de Khalifa, o primeiro porto de contêineres semiautomatizado na região GCC, que será administrado por uma joint venture de propriedade da subsidiária CMA Terminals da CMA CGM (com uma participação de 70%) e do AD Ports Group (com uma participação de 30%). Espera-se que os parceiros comprometam aproximadamente AED 570 milhões (US$ 154 milhões) para o projeto.

Um terminal de última geração para acompanhar o crescimento do Porto de Khalifa

Com a construção iniciando em 2021, o novo terminal está programado para ser entregue em 2024, na fase 1, com um cais inicial de 800 metros e uma capacidade anual estimada de 1,8 milhão de TEUs. O AD Ports Group será responsável por desenvolver uma ampla gama de trabalhos e infraestrutura marítimos de suporte. Isto inclui um total de até 1.200 metros de muro de cais, um quebra-mar de 3.800 metros, uma plataforma ferroviária totalmente construída e 700.000 m² de pátio de terminal.

O terminal fornecerá ao CMA CGM um novo centro regional e permitirá que o Grupo desenvolva suas ofertas de serviços entre Abu Dhabi e o sul da Ásia, Ásia Ocidental, África Oriental, Europa e Mediterrâneo, além do Oriente Médio e o subcontinente indiano.

Com este importante investimento, o CMA CGM Group avança sua estratégia de expansão global como um operador líder de terminais. O Grupo atualmente opera 49 terminais de portos em 27 países através das suas subsidiárias CMA Terminals e Terminal Link.

O Porto de Khalifa, um centro regional para três das quatro maiores empresas de transporte do mundo.

O CMA CGM Group é a terceira das quatro maiores entidades de transporte a unir forças com a facilitadora líder de comércio, logística e indústria de Abu Dhabi. O acordo confirma a posição do Porto de Khalifa como um dos poucos importantes portos no mundo fornecendo centros para três das maiores companhias de transporte do mundo, servindo também como uma parte fundamental do comércio marítimo global conectando mercados do ocidente ao oriente.

O CMA CGM, um parceiro comprometido com a economia dos Emirados Árabes Unidos (EAU)

A localização geográfica dos EAU e de Abu Dhabi, no centro de rotas internacionais de comércio, permite que o CMA CGM Group implemente planos de desenvolvimento estratégicos, reforçando sua posição no Golfo e fornecendo os melhores serviços para atender às necessidades dos seus clientes.

Presente nos EAU há 15 anos, o CMA CGM Group emprega aproximadamente 450 pessoas que trabalham em 10 escritórios para fornecer aos clientes as melhores soluções de serviços marítimos e de logística. O Grupo conecta os EAU ao mundo com 13 rotas semanais para nove portos.

Sua Excelência, Falah Mohammed Al Ahbabi, presidente do AD Ports Group, disse: “Um dos principais fatores que contribuem bastante para o crescimento econômico de Abu Dhabi e dos EAU tem sido nosso ambiente econômico estável, propício ao investimento estrangeiro. Combinado com iniciativas competitivas de zona livre e atividade empresarial que ajudam empresas estrangeiras a estabelecer uma presença no país com facilidade, os EAU se tornaram um importante destino de investimento entre muitas das empresas líderes buscando expandir seu alcance para o Oriente Médio.

Este acordo histórico com o CMA CGM Group é um exemplo perfeito desses esforços contínuos e acelerará significativamente o comércio e o desenvolvimento do setor nos EAU e além”.

“Além de impulsionar o aumento dos volumes de comércio através do nosso porto e expandindo o desenvolvimento econômico dos EAU, esperamos que a capacidade da instalação e as ligações comerciais com outros destinos de portos de alto perfil conduzirão investimentos para empresas locais e nossas zonas industriais, acelerarão o desenvolvimento de importantes setores incluindo manufatura e logística, e aumentarão a demanda por mão de obra.”

“Este acordo nos ajudará a alcançar nossas ambições de longo prazo de ser um dos 10 principais operadores de portos, industrial e de logística expandindo nossa capacidade e crescimento na região e além. Ao todo, projetamos que durante os próximos cinco anos a joint venture CMA Terminals impulsionará o desenvolvimento da Zona Industrial de Khalifa Abu Dhabi (Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi, KIZAD), ao mesmo tempo em que contribui significativamente com o PIB nacional.”

O capitão Mohamed Juma Al Shamisi, diretor executivo do AD Ports Group, afirmou: “A adição de um novo terminal de contêineres no Porto de Khalifa, que será administrado por uma joint venture formada em colaboração com a CMA Terminals, abre um novo capítulo nos esforços de nossa organização para se tornar uma importante facilitadora do comércio global e eleva a posição de Abu Dhabi como um centro regional e internacional para o comércio marítimo”.

“Com a adição de outra empresa líder mundial do grupo de transportadoras, tornaremos o Porto de Khalifa um centro para três das quatro principais transportadoras do mundo. Esta adição cria oportunidades para abrir rotas de comércio para novos mercados na Europa, África, Ásia Ocidental e Sul da Ásia. Em casa, esperamos que a presença do terminal de transportes, que se conectará diretamente ao futuro terminal ferroviário do Porto de Khalifa e utilizará seus serviços, acelere os fluxos de comércio que entram e saem dos EAU, ao mesmo tempo em que incentiva os clientes do CMA CGM Group a considerar estabelecer uma presença em Abu Dhabi.”

Rodolphe Saadé, presidente e diretor executivo do CMA CGM Group, afirmou: “O ambicioso projeto que estamos lançando hoje em Abu Dhabi é um importante marco na estratégia de desenvolvimento do CMA CGM na região.

Este terminal de última geração contribuirá para melhorar a posição do Porto de Khalifa como um centro líder global e para impulsionar a economia da região, acelerando fluxos de comércio de e para Abu Dhabi.

Ele também permitirá que nosso Grupo expanda sua rede de transporte e logística na região, onde enxergamos um grande potencial de crescimento”.

Para assistir a um vídeo sobre o acordo, acesse https://youtu.be/hvW0sgIOonY.

Sobre o AD Ports Group:

Para mais informações, acesse adports.ae

Twitter @AbuDhabiPorts

LinkedIn: linkedin.com/company/abudhabiports

Instagram: instagram.com/AbuDhabiPorts

Facebook: facebook.com/AbuDhabiPorts

Sobre o CMA CGM

Siga o CMA CGM Group no:

https://twitter.com/cmacgm

https://www.linkedin.com/company/cma-cgm

https://www.facebook.com/cmacgm

http://instagram.com/cmacgm/

https://www.youtube.com/channel/UCAMAVVaqikbzeE3znzw6lVQ

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

AD Ports Group

Sana Maadad

sana.maadad@adports.ae

+971506250890

CMA CGM

Relações com a mídia

media@cma-cgm.com


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.