18/12/2020 às 16h57min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

Com números animadores, a produção industrial cresce em alguns estados do País

A Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE tem como destaques positivos os estados de São Paulo e Paraná

DINO
https://www.grupoalltech.com.br/


Com a pandemia do novo coronavírus, algumas empresas sentiram a diminuição da economia industrial. Porém, este cenário já está ficando no passado, e o setor começa a se restabelecer com toda a força no País.

O mais interessante nisso tudo é que, com a retomada industrial e o retorno do funcionamento dos centros de usinagem das empresas, os outros setores também podem ganhar o impulso necessário para alavancar e prosseguir com avanços tecnológicos e de infraestrutura.

Dados da pesquisa

A informação de que os estados começam a se recompor industrialmente é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo da Pesquisa Industrial Mensal divulgado no dia 10 de outubro deste ano, o setor industrial contava com uma alavancagem em relação ao período das paralisações causadas pelo novo coronavírus.

Dos 15 estados pesquisados entre agosto e setembro de 2020, 11 já estão fazendo ampliações no que tange ao retorno das atividades do centro de usinagem dos empreendimentos industriais e indústrias em geral, e 9 já recuperaram a produção que acontecia antes da pandemia.

Salienta-se que estados como Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina e Ceará, por exemplo, estão em retomada, mas o que mais se destaca é o estado de São Paulo, que tem o maior impacto positivo entre os 9 estados que já estão com o setor industrial em recuperação.

São Paulo é o estado que mais conta com peso na indústria brasileira, já que somente ele teve uma alta de 5%, sendo esta a quinta de suas sucessivas taxas de retorno de crescimento positivas. Em números, São Paulo já conta com um ganho de 46,2% conforme as pesquisas realizadas pelo IBGE. Além disso, segundo especialistas, ele produz 4,4% a mais do que produzia antes da pandemia, em fevereiro deste ano.

Números obtidos no Paraná

O Paraná também se destacou entre os estados que mais obtiveram impactos positivos em agosto e setembro de 2020, de modo que o crescimento da retomada da indústria chegou a 7,7% nesses meses. Isso deixou o estado em primeiro lugar segundo a pesquisa mensal do IBGE.

O ganho total foi de 46,2%. Assim, é possível atribuir o aumento da economia industrial ao setor de máquinas e equipamentos, conforme especialista da área. Esses números representam condições animosas para o estado que, assim como São Paulo, já ultrapassou os números de fevereiro, mês anterior aos primeiros impactos mais severos da pandemia no Brasil.

Investimento em equipamentos e serviços

Com o aumento da produção industrial no País, as empresas podem começar a investir em máquinas e serviços voltados aos processos industriais realizados, de modo que, quanto maior a produtividade, mais infraestrutura é necessária para o andamento das atividades.

O investimento no maquinário, em especial na área de usinagem, bem como na manutenção e assistência técnica desses equipamentos, pode ser realizado por meio de companhias especializadas nesse tipo de solução, como a AllService, empresa integrante do Grupo Alltech.



Website: https://www.grupoalltech.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.