18/11/2020 às 17h52min - Atualizada em 19/11/2020 às 00h00min

Compósitos aumentam vida útil de equipamento usado em fábrica de papel

Novo plano de laminação de torre up flow garante 15 anos ininterruptos de operação

DINO
http://www.tecniplas.com.br

Uma das maiores vantagens dos compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro) é a versatilidade. Não só de design - é um dos materiais preferidos dos projetistas -, mas também por permitir a combinação de diferentes tipos e quantidades de matérias-primas.

Fabricante de tanques de PRFV, a Tecniplas aproveitou essa característica e desenvolveu um equipamento para uma fábrica de papel cuja vida útil foi ampliada em 50%.

Trata-se de uma torre up flow usada no processo de branqueamento da massa de celulose, explica Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas. "O cliente operou durante uma década um equipamento desse tipo. Porém, nos últimos cinco anos de uso foram necessárias algumas reformas estruturais, em função da elevada agressividade do ambiente". Além de trabalhar com fluidos altamente corrosivos, a torre opera a 70 ºC.

Com apoio da fabricante de resinas INEOS Composites, o departamento de engenharia da Tecniplas refez os cálculos estruturais baseado na norma ASME-RTP1 e levando em conta uma carga de vento de 144 km/h - com 2.220 mm de diâmetro, a torre tem 42 m de altura, sendo duas seções de 21 m cada montadas em campo.

"Após os cinco primeiros anos em operação, verificamos um fator de corrosão de cerca de 1 mm por ano", calcula o diretor da Tecniplas. Então, a empresa considerou no plano de laminação da nova torre 9 mantas de vidro de 450 g/m² para a barreira química. Além disso, todo o equipamento - liner, barreira química e estrutura - foi produzido com resina éster-vinílica Derakane™ Signia™ 411.

Graças a essa nova combinação de matérias-primas, a nova torre up flow está apta a operar por 15 anos, sem a necessidade de interrupções para manutenção. "Conseguimos atender à demanda do cliente de uma forma relativamente simples e 100% baseada em normas técnicas", conclui Rossi.



Website: http://www.tecniplas.com.br
Link
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

34.2%
64.2%
1.6%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.