14/01/2021 às 18h48min - Atualizada em 14/01/2021 às 18h43min

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Camila Moretti
Todo início de ano a maioria das pessoas opta por começar uma alimentação mais saudável. Algumas adotam este estilo de vida por estética e outras para prevenção de doenças e manutenção da saúde. Mas a verdade é que a reeducação alimentar deve ser estilo de vida e não apenas por um curto período.

Tendo em vista que nas festas de fim de ano os indivíduos tendem a aumentar o consumo alimentar por alimentos muito calóricos, elaboramos algumas dicas para que vocês possam incluir na rotina diária de vocês.

1°dica: evitar alimentos ultraprocessados (aquelas refeições prontas em mercado, como miojo, lasanha, bolachas e salgadinhos). Esses tipos de alimentos contém uma quantia gigantesca de sódio, fazendo com que o inchaço prevaleça no nosso corpo.

2° dica: beber bastante água. A água é essencial para tirar a retenção hídrica e faz até cair alguns kilos na balança que foram causados pelo excesso de alimentos calóricos. Outra dica importante é saber o quanto de água o seu corpo precisa e para isso é só multiplicar 35ml de água pelo seu peso atual.

3° dica: evitar bebidas alcoólicas. Como no fim do ano as pessoas já tendem a beber mais, o ideal seria deixar o álcool por uns vinte dias para que o inchaço seja menor. Vale lembrar que o álcool tem muita caloria e são calorias totalmente vazias. Que só contribuem para inchaço, atrapalhando então a perda de peso e dificuldade para quem quer ganhar massa muscular.

4° dica: diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar. Alimentos como bolos e doces em geral contém muita caloria em uma única porção e também fazem parte dos alimentos que causam muito inchaço. Além de serem perigosos se consumidos em grande quantia. Para substituir os doces de fim de ano, vale apostar em frutas mais doces como banana, uva, laranja. Além disso, você pode até acrescentar uma fibra junto (farelo de aveia ou chia) para dar mais saciedade.

5°dica: prática de atividade física. A atividade física é essencial para liberar endorfina (hormônio do bem-estar). E além disso, para quem deseja eliminar uns kilos nesse ano, juntar a alimentação saudável e atividade física é um segredo infalível.
Link
Camila Marotti

Camila Marotti

Camila Marotti é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e especializada em Nutrição Clínica.

Tags »
Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.