09/09/2020 às 23h08min - Atualizada em 09/09/2020 às 23h02min

EQUILÍBRIO DO VETERINÁRIO

Antonio Francisco Bezerra Filho
Quero falar de um assunto importante para quem tem animais de estimação: o equilíbrio emocional do médico dos animais.
 
Ser veterinário requer muito equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações. Requer, além de tudo, criatividade e bom ânimo para lidar com os tutores dos animais.
 
Sim, a paciência tem que ser feita com os humanos, não com os pets.
 
Há ainda aqueles veterinários que são muito mesquinhos a ponto de não oferecer nenhuma informação, se não aquela cobrada na consulta da clínica ou do atendimento domiciliar.
 
Outros veterinários parecem ter medo de cobrar o honorário do serviço prestado, porque a tutores acham caras as consultas e alguns procedimentos.
 
É verdade, tem um “bocado” de gente que quer atendimento, mas não quer pagar pelos serviços.
 
Ser veterinário não é nada fácil. Ele não pode ser “pão-duro” a ponto de não passar nenhuma informação de forma gratuita, porém nem ser “mão aberta” a ponto de desvalorizar a classe veterinária.
 
O médico veterinário deve buscar o equilíbrio entre os excessos e faltas. Excesso de se valorizar a ponto de não fazer nada que não seja cobrando e a falta, pecando por falta de valorização da sua classe.
O equilíbrio é uma questão ética e precisa ser respeitada, uma vez que existem normas pelo conselho regional ou federal da Medicina Veterinária.
 
A todos que têm animais de estimação, valorizem seus veterinários. Veterinários devem valorizarem-se sim, mas é fundamental uma boa comunicação com os clientes para que estes aprendam que a Medicina Veterinária é uma importante profissão para a saúde pública, bem como dos animais.
 
Feliz dia dos veterinários para nós!
Link
Antonio Francisco Bezerra Filho

Antonio Francisco Bezerra Filho

Professor, Médico Veterinário e Presbítero Anglicano.

Tags »
Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.5%
65.8%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.