04/02/2020 às 12h42min - Atualizada em 04/02/2020 às 12h42min

POR FALTA DE INTERESSE DA POPULAÇÃO, ELEIÇÃO PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE É PRORROGADA

Atuante nas redes sociais e na imprensa, cidadãos são omissos no exercício de seus direitos e na defesa dos serviços públicos

- Da redação
Prefeitura de Salto do Jacuí/RS
A comissão organizadora da eleição do Conselho municipal de Saúde prorrogou o prazo para a realização da nova eleição do Conselho Municipal de Saúde. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira (3).
 
De acordo com a justificativa, a medida foi tomada porque as inscrições dos representantes dos usuários, não atingiu quantidade suficiente de inscritos como usuários dos serviços de saúde do SUS, previsto pela Lei federal nº 8.142 de 1990, resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 453/2012 e Lei Municipal nº 4.619 de 29 de abril de 2013.
 
O Conselho Municipal de Saúde deve ser formado obrigatoriamente por 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, sendo composto por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.
 
Infelizmente e como de costume, o ararense, que brada seus direitos igual a um leão nas redes sociais e na imprensa, é omisso quando precisava participar e exercer a sua cidadania. Apenas 3 pessoas interessadas se inscreveram para as 20 vagas destinadas aos representantes titulares e suplentes destinadas aos usuários do SUS no Conselho.
 
Incialmente prevista para acontecer no dia 3 de fevereiro, a eleição foi cancelada e as inscrições reabertas a partir das 14h desta terça-feira (4) até às 14h do dia 18 de fevereiro de 2020.
 
A lista com os candidatos que estarão aptos será divulgada no dia 20 de fevereiro e a eleição acontecerá no dia 02 de março, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Saúde, às 19 horas.
 
Para se tornar conselheiro/a de saúde é preciso, além da inscrição prévia online, estar presente durante o processo eleitoral e ser eleito pelos seus pares, por meio de votação aberta.
 
As inscrições deverão ser realizadas no link do Conselho Municipal da Saúde, na aba “Casa dos Conselhos, no site da Prefeitura de Araras.
 
A posse dos futuros novos conselheiros está prevista para acontecer no dia 16 de março.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.8%
65.5%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.