Uma das cidades turísticas mais visitadas do país, Balneário Camboriú, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, está articulada para se posicionar como polo de inovação tecnológica. Nesta quinta-feira (26), o Município lançou o InovaBC, um programa que resultará em ações sólidas para atração de empresas de tecnologia e startups, com objetivo de fomentar essa nova matriz que é uma opção de desenvolvimento econômico sustentável e que não exige grande área territorial para se desenvolver e se tornar altamente rentável.
O trabalho, que terá consultoria do Sebrae, deve culminar em seis meses, quando estará pronta a Lei da Inovação, uma legislação feita especificamente para fomentar a vinda de novos investidores para o município. O evento de lançamento reuniu os presidentes das associações empresariais da cidade, das quatro universidades instaladas no município, organizações ligadas ao ramo de startups e do Legislativo. O trabalho terá a condução do consultor do Sebrae, o advogado Marcelo Fett, que tem “know how” na área e desenvolveu esse trabalho em outros municípios do Estado, como Palhoça. “Apostar na inovação é apostar no futuro da cidade, da população. Quem não considerar o desenvolvimento econômico pela inovação como pilar fundamental da gestão pública certamente vai ficar fora desse ciclo, que se reflete em melhor qualidade de vida, oportunidade e competitividade”, aponta Marcelo.
“A diversificação das matrizes econômicas de BC cria novas e boas expectativas a todo o setor produtivo da nossa cidade. Precisamos gerar maior valor agregado a nossa mão de obra. Isso aumentará salários, distribuirá melhor a renda e movimentará a economia, com o adicional de termos um mercado aquecido o ano inteiro. Promover a prática da inovação do nosso mercado e desenvolver o setor de tecnologia colocará Balneário Camboriú no radar de novos investidores do segmento, elevando ainda mais a visibilidade da nossa cidade”, avaliou a presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC), Maria Pissaia.
Durante o evento, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, destacou que a cidade já atrai, de forma orgânica, muitas startups e que com a implantação de uma estratégia voltada para esse mercado haverá o fortalecimento dessa matriz, que deve refletir na geração de emprego, renda e desenvolvimento, além da qualificação das matrizes vigentes, que poderão contar com inovação e tecnologia.
“Nunca foi tão necessário nós apontarmos para um novo caminho para desenvolvimento econômico. E esse caminho se estabelece com a cooperação, envolvimento e a visão de uma cidade que precisa crescer, com responsabilidade, sustentabilidade e preservação ambiental, tecnologia e acima de tudo, lado a lado com o ser humano. Esse é o nosso objetivo. Então, este momento muito especial começa aqui com o Inova BC, eu tenho certeza que, a partir dos desdobramentos que vão acontecer, com os estudos, as avaliações e com todo esse trabalho, nossa cidade será referência em inovação”, destacou o prefeito.
O presidente da Rede catarinense de Inovação, Rui Luiz Gonçalves, validou a iniciativa do poder público. “É sem dúvida uma das cidades catarinenses com maior potencial para se transformar num grande polo de Inovação do Brasil. Tem as belezas naturais e a qualidade de vida para atrair as pessoas e o investimento necessário para isso. Além disso está numa localização estratégica, próxima a outros polos”, pontuou a liderança.
O programa contará com fases que giram e torno da execução do mapeamento do ecossistema de inovação regional, criação do marco legal da inovação, do plano de inovação e governança. A gestão do plano de trabalho ficará por conta da BC Investimentos, que tem como presidente Nelson Oliveira. “A expectativa é de que Balneário Camboriú seja a cidade referência em competitividade, ou seja, a melhor cidade para se empreender, com empresas que tenham bases tecnológicas”, disse.
A meta é finalizar a proposta da Lei de Inovação em fevereiro de 2020. Para isso, serão feitas 120 horas de reuniões e workshops com representantes do legislativo, executivo, universidades, setor produtivo e Associação das Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE). Durante os encontros será feito o Mapeamento do Ecossistema de Inovação Regional, Branding Territorial, criação do Marco Legal da Inovação e criação do Modelo de Governança.
A iniciativa faz parte do pacote de ações, desenvolvidas na cidade desde 2017, por meio do programa “Cidade Empreendedora”, parceria com o Sebrae, que busca incrementar a economia da cidade melhorando o ambiente de negócio. Nas ações de incentivo ao fomento econômico, Balneário Camboriú já criou a Lei da Desburocratização, o Alvará Online, a Sala do Empreendedor e, recentemente, o programa de Compliance, este último sendo pioneiro no Brasil em implantar no serviço público boas práticas administrativas previstas pela ISO 37.001.