03/09/2019 às 21h49min - Atualizada em 03/09/2019 às 21h49min

EM PRIMEIRA MÃO: MORTANDADE DE PEIXES NA CASCATA EM ARARAS

Suspeita é de que as chuvas tenham provocado o deslocamento do esgoto acumulado no leito do Ribeirão das Araras. Ambientalistas não descartam a possibilidade de crime ambiental.

- Da redação
Moradores da Cascata/Araras
A sabida falta de tratamento de esgoto em Araras ganhou mais um novo e deprimente capítulo.

Na data em que se comemora o Dia do Biólogo, para quem mora e vive do rio, principal fornecedor de água da cidade, não existem motivos para comemorações. Pelo contrário. O sentimento é de profunda tristeza.

Nesta terça-feira (3), a Polícia Ambiental de Pirassununga/SP foi acionada por moradores da Cascata, localizada  na zona rural de Araras por causa da quantidade de peixes mortos no Rio Mogi Guaçu, no local conhecido como Corredeira da Fazenda Cascata.

De acordo com informações extraoficiais, as chuvas teriam provocado o deslocamento do esgoto despejado “in natura” e acumulado no leito do Ribeirão das Araras, e ao atingir as águas do Rio Mogi Guaçu, provocado a morte dos peixes. Ambientalistas ouvidos pela reportagem não descartam a possibilidade do episódio configurar um crime ambiental.

À reportagem, um proprietário de rancho da Cascata, afirmou que o problema já exisita no final de semana. “Sábado à tardezinha eu fui pra lá. Na descida da fazenda Araras, que fica a uns 3 quilômetros do Ribeirão Das Araras (Arary), dava pra sentir o odor fétido de esgoto em decomposição. Este é um desastre anunciado e concretizado”, desabafou.

Durante a tarde desta terça-feira, O Independente tentou estabelecer contato com a unidade da Polícia Ambiental, mas não obteve sucesso. A Secretaria de Comunicação Social e Institucional da Prefeitura de Araras também foi procurada no início da noite, mas não retornou às mensagens da reportagem até a publicação desta matéria.

 A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) deve enviar ao local uma equipe na quarta-feira (4) para fazer a coleta de amostras.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.6%
65.7%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.