Os patrimônios culturais de Araras serão objeto de um minicurso gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de novembro, no link
https://sites.google.com/view/culturaararas Com o tema "Que história esse lugar conta? - Patrimônios culturais da cidade de Araras/SP", os encontros serão on-line, via google meet, aos sábados, nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, das 10h às 11h30. A responsável pelas aulas é a graduada e mestre em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara, Débora de Souza Simões.
Voltado para docentes da rede de ensino de Araras e trabalhadores da área da cultura, o minicurso é aberto ao público geral e tem por objetivo dialogar sobre o conceito de patrimônio cultural partindo de três determinados lugares da cidade de Araras/SP: Rio Mogi Guaçu, Casa da Memória de Araras e o Sítio Quilombo Anastácia.
De acordo com o planejamento, o curso será dividido em quatro módulos: 1 – Patrimônio Cultural: conceitos e legislação, 2 – Rio Mogi Guaçu: das ocupações indígenas as ocupações do presente, 3 – Casa da Memória de Araras: um museu de histórias de vida, e 4 – Quilombo Anastácia: patrimônio e resistência.
O secretário Municipal de Cultura, Fredo Júnior, ressalta que o curso ofertado é uma contrapartida prevista na Lei Aldir Blanc - programa de auxílio financeiro destinado aos trabalhadores da Cultura, diretamente afetados pelos efeitos da pandemia. “Neste caso, a proposta do projeto é significativa no sentido de capacitar as pessoas ligadas direta ou indiretamente com o tema, além de criar uma oportunidade de democratizar a informação acerca da história da cidade, oferecendo-a a qualquer cidadão".
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).