26/07/2021 às 17h42min - Atualizada em 26/07/2021 às 17h42min

Temperatura pode chegar a -2°C na madrugada de sexta-feira

Maria Gabriela Córnia
Defesa Civil do Estado de São Paulo
A temperatura em Araras pode chegar a -2ºC nesta sexta-feira (30). A informação é do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Veja abaixo as principais orientações para os dias mais frios.

O Instituto desenvolve pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia. As atividades operacionais de previsão de tempo e clima são executadas por meio de um supercomputador que possibilita gerar resultados confiáveis, com boa antecedência.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório.

Fique alerta:
Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados;
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

O que fazer antes:
Lave e seque bem mantas, cobertores e blusas guardadas por muito tempo em armários;
Abrigue os animais domésticos nas noites mais frias, pois eles também estão sujeitos aos importunos do frio.

O que fazer durante:
Mantenha-se bem agasalhado e não fique muito tempo exposto a um ambiente frio;

Procure manter-se hidratado, mesmo se sentir menos sede, para evitar ressecamento de pele e lábios por causa do ar frio;

Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados;

Evite banhos prolongados ou com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

Use soro fisiológico para hidratar olhos e narinas;

Ao usar aquecedores, é importante manter uma fonte de umidificação do ambiente em paralelo (recipientes com água, toalhas molhadas, umidificadores);

Mantenha ao menos uma fonte de ventilação em locais fechados para facilitar a circulação do ar e diminuir a concentração de vírus, bactérias e alérgenos no ambiente;

Atenção ao sol: mesmo no frio, é importante manter o cuidado de utilizar protetores;

Atenção redobrada com aquecedores em ambientes mal ventilados;

Evite que as crianças pequenas brinquem na cozinha, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes podem causar graves acidentes;

Não improvise para manter ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas com fogo, por exemplo;

Se observar pessoas em situações de vulnerabilidade diante de temperaturas baixas, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.