14/04/2021 às 17h20min - Atualizada em 14/04/2021 às 17h20min

Prefeitura de Araras realizará Festa das Árvores Virtual em 2021

SECOM
SECOM
A Secretaria de Cultura, em parceria com a de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação, está iniciando tratativas para retomar a Festa das Árvores em Araras em 2021. O evento, que deverá acontecer virtualmente este ano, segue política de resgate histórico-cultural da cidade.

“A iniciativa terá caráter permanente e seguirá o modelo adotado na Exposição Virtual Inhana, com inserção de palestras e debates virtuais. Queremos recuperar essa consciência nas pessoas, para que possamos, por meio da cultura, fortalecer ações práticas de preservação à natureza”, explicou o secretário de Cultura, Fredo Junior.

Conhecida como “Cidades das Árvores”, Araras foi pioneira em comemorar o “Dia da Árvore”, em 07 de junho de 1902. A Festa das Árvores de 1902 aconteceu nos moldes do “Arbor Day” evento realizado nos Estados Unidos, onde já se discutia o desenvolvimento da consciência ecológica nas pessoas, principalmente por meio da educação dos mais jovens.

Com repercussão nacional, o evento contou com plantio de mudas vindas do horto botânico de São Paulo. Cerca de 500 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin, a parceria reflete alguns dos maiores objetivos da pasta: a recuperação de áreas verdes na cidade e a educação da população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Queremos atuar, durante essa gestão, de modo a recuperar também na prática a história da nossa Cidade das Árvores. Pretendemos realizar plantios, recuperação de áreas verdes e principalmente, colaborar na educação da população para que valorize e cuide da natureza, que é tão importante pra Araras, inclusive historicamente”, ressaltou.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.