18/10/2020 às 12h03min - Atualizada em 18/10/2020 às 12h03min
COVID-19 FAZ A SUA 74ª VÍTIMA FATAL EM ARARAS
Às vésperas das eleições, a Fase Verde do Plano SP escancarou a falta de empatia de ararenses que ignoram as medidas de proteção; fiscalização não tem sido eficiente para coibir abusos
- Da redação
Com informações da Secom/PMA e do SIMI-SP.
A Prefeitura de Araras confirmou no sábado (17), mais uma morte por coronavírus (covid-19).
Informações extraoficiais dão conta que a vítima é um conhecido comerciante da cidade, que há alguns dias estava internado. A cidade alcançou a triste marca de 74 mortes desde o início da pandemia em março.
Há exatos 30 dias, Araras registrava 60 óbitos e 3.102 casos da doença. Hoje, o número é de 4.512, e neste período, outras 1.510 pessoas foram infectadas pelo vírus.
FASE
No início deste mês, Araras foi “promovida” para a Fase Verde do Plano São Paulo de retomada econômica. Em agosto, a cidade já havia “saltado” da fase vermelha para a amarela (3) sem passar pela fase 2 (laranja).
Os critérios para o cálculo da progressão levam em conta dois fatores. O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos. O segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
DESRESPEITO E FISCALIZAÇÃO
Enquanto isto, a Fase Verde escancarou de vez a falta de empatia de ararenses que ignoram as medidas de proteção a si mesmos e a outras pessoas.
Sobre a decisão da mudança de fase do Plano São Paulo de retomada econômica, a impressão que se tem é que ela tenha ocorrido para diminuir os danos das eleições no próximo mês.
A Prefeitura, por sua vez, não tem promovido as fiscalizações de modo eficiente para que a lei seja cumprida. Sem recursos humanos para gerenciar toda a cidade, as ações governamentais tem sido insuficientes para coibir os abusos.
No sábado (17), a taxa de adesão ao isolamento social registrada em Araras pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 37%.