08/09/2020 às 20h37min - Atualizada em 08/09/2020 às 20h37min

57 MORTES

Bares lotados, aglomerações desnecessárias, centenas de pessoas sem máscara e fiscalização ineficiente retratam a pandemia da covid-19 em Araras

- Da redação
Com informações da Secom/PMA e do SIMI-SP.
SECOM/PMA.
A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou nesta terça-feira (8), mais duas mortes por coronavírus (covid-19). A cidade chegou a 57 óbitos relacionados à doença, registrados desde o início da pandemia em março.
 
De acordo com o boletim divulgado, as vítimas eram um homem e uma mulher estavam internados e faleceram nesta terça-feira.
 
Araras registrou até agora 2.611 casos da doença provocada pelo vírus. Deste total, 2.369 pessoas estão recuperadas. Entre os ararenses que testaram positivo, há 15 internados atualmente – 5 deles na UTI e 10 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Outros 170 pacientes seguem em isolamento domiciliar.
 
Há ainda 57 casos aguardando resultados. Sete pessoas estão internadas, 49 permanecem em isolamento domiciliar e 1 morte está sendo investigada.
 

MUDANÇA DE FASE
 
Araras, que pertence à DRS 10 de Piracicaba, “saltou” da fase 1 (vermelha) para a 3 (amarela) no Plano São Paulo de retomada econômica. Na semana passada, o governo do estado de São Paulo manteve a cidade na mesma fase.
 
Os critérios para o cálculo das fases levam em conta dois fatores.
 
O primeiro é a capacidade do sistema de saúde, com o monitoramento do número de leitos UTI/Covid para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação desses leitos.
 
O segundo critério é a evolução da pandemia, que calcula os números de casos, internações e óbitos.
 

RISCO CALCULADO

A falta de empatia de muitos ararenses às medidas de segurança de proteção pessoal e de terceiros tem colaborado decisivamente para a formação de aglomerações desnecessárias. Quase todos os bares da cidade estiveram lotados no fim de semana. Na maioria deles, muitos clientes não estavam utilizando máscaras.
 
Os donos de alguns estabelecimentos também agem com irresponsabilidade, na medida que, ao invés de exigirem o cumprimento das regras para funcionamento, infelizmente fazem “vista grossa” por receio de perderem esses clientes. E pior, colocam em risco a saúde de seus próprios funcionários.
 
Como já sabido, a fiscalização por parte da Prefeitura parece não existir.

Curiosamente, no feriado de segunda-feira (7), a taxa de adesão ao isolamento social registrada em Araras pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi de 45%.
 
O novo coronavírus tem transmissão comunitária em Araras desde abril, ou seja, não é mais possível determinar como aconteceu o contágio dos pacientes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »

Você é favorável à reabertura do comércio em Araras?

32.6%
65.7%
1.7%
FALE COM O INDEPENDENTE
Seja Bem-Vindo(a)!
Através deste canal você pode entrar em contato conosco, sugerir pautas, fazer reclamações, falar em nosso departamento comercial ou cadastrar-se para receber as notícias pelo Whatsapp.